Agora zagueiro, Mateus Santana é um dos pilares do Pelotas — pecbol.com

pecbol.com

Agora zagueiro, Mateus Santana é um dos pilares do Pelotas

Voltar

Aos 29 anos, é possível aprender a jogar em uma posição diferente daquela que se jogou a carreira toda? É esta pergunta que o volante e agora zagueiro Mateus Santana vem respondendo. O jogador é um dos bons nomes do Pelotas na atual Série D do Campeonato Brasileiro, em que o Lobão do Rio Grande do Sul briga por classificação para os mata-matas.

A ideia de se tornar zagueiro partiu do técnico do Pelotas, Ricardo Cobalchini, após a retomada do futebol. “Conversamos sobre a filosofia de jogo e ele viu em mim características que eu poderia exercer na zaga. Ele gosta do time saindo pro jogo desde a zaga. Como tenho bom passe, imposição física e sou bom na bola aérea, ele viu que eu poderia render nesta função”, explicou Mateus. O agora zagueiro é um dos bons pontos da defesa pelotense: o time sofreu apenas quatro gols em sete rodadas.

Atualmente, o Pelotas é vice-líder no grupo 8 da quarta divisão nacional. O desempenho é bem superior em relação ao Campeonato Gaúcho, quando a equipe terminou no último lugar e só não caiu pelo acerto de não haver rebaixamento. “Deixamos a desejar na competição. O time não engrenou e acabamos não fazendo um bom estadual. Agora, na Série D, o elenco foi remontado, mudou bastante. Temos conseguido ser um time regular, um time forte, que faz pontos em casa e fora. Esse é o grande diferencial, a regularidade”, revela o zagueiro.

Agora, o desafio do Lobão é manter o nível no segundo turno da Série D. Sete jogos para confirmar a vaga na próxima fase. Mas tudo jogo a jogo, conforme Mateus: “Está cedo para falar em acesso, mas temos um elenco qualificado. Sabemos que temos condições de brigar por coisas maiores”.